A Prefeitura de Barueri oficializou, nesta terça-feira (16), a posse da nova gestão do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A cerimônia ocorreu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).
A secretária da pasta, Claudia Marques, deu as boas-vindas aos novos membros e desejou sucesso na condução dos trabalhos. O objetivo do comitê é fortalecer e integrar os serviços de atendimento, aprimorando a proteção ao público infanto-juvenil no município.
O grupo tem uma composição ampla e intersetorial. Reúne representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança, Mulher, Família, Esporte e Cultura. Também fazem parte membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, Saúde e Educação, além dos conselheiros dos Conselhos Tutelares 1 e 2.
A estrutura é reforçada pela participação de integrantes do IEPPC, SAF, das Polícias Civil e Militar e da OAB, garantindo uma atuação coordenada entre diferentes esferas do poder público e da sociedade civil.
Segundo a coordenadora-geral da Sads, Mariana de Oliveira Leite, o trabalho não começa do zero. Ela lembrou que, desde 2018, o município já contava com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa iniciativa anterior foi responsável por criar um fluxo de atendimento integrado para casos específicos de abuso sexual.
Agora, com a criação do novo comitê pelo Decreto nº 10.341/2026, a atuação será expandida. O grupo terá a missão de redefinir os fluxos de atendimento e fortalecer a integração da rede para acolher vítimas ou testemunhas de qualquer forma de violência, qualificando e ampliando a proteção em Barueri.









