O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que irá renunciar ao cargo. O comunicado foi feito à imprensa em frente à sede do governo britânico.
A decisão de Starmer acontece após meses de pressão política. O cenário se intensificou na última sexta-feira, com a vitória de Burnham em uma eleição suplementar na cidade de Makerfield. Segundo a apuração, parlamentares esperam que ele possa revitalizar o partido.
Starmer já comunicou sua decisão ao rei Charles. O processo para a escolha de um novo líder terá início em 9 de julho e deve ser concluído até o verão. A expectativa é que o sucessor assuma o posto até o retorno das atividades do parlamento, em setembro.
Após o anúncio da renúncia, os mercados financeiros se mantiveram estáveis. Analistas, no entanto, alertam que o próximo governo herdará uma situação fiscal considerada precária.








