A Câmara Municipal de Barueri realizou uma homenagem para a escola de samba Oba-Oba na manhã da última terça-feira, 16. Integrantes da agremiação estiveram no plenário para receber o reconhecimento pelos 46 anos de história e dedicação ao carnaval da cidade.
A iniciativa partiu da vereadora Cris da Maternal (PSDB), autora da Moção 09/2026. Segundo ela, a homenagem é um reconhecimento público pela contribuição da escola para a cultura, o lazer e a história de Barueri. “O Oba-Oba representa mais do que uma escola de samba: é símbolo de identidade cultural, união comunitária e valorização das tradições populares, levando com orgulho o nome de Barueri ao carnaval de São Paulo”, afirmou a parlamentar.
Cris da Maternal acrescentou que a agremiação é um exemplo que reforça a importância de valorizar projetos culturais. “A escola é um exemplo que reforça a importância de valorizar iniciativas culturais que promovem inclusão, pertencimento e desenvolvimento social por meio da arte e da tradição”, disse.
Representando a escola, a vice-presidente Elisângela Carneiro agradeceu a homenagem, mas destacou a necessidade de maior investimento no setor. “O carnaval de Barueri foi grande, importante e uma referência para a região, mas isso acabou. Hoje a Oba-Oba vive em outro CEP, tivemos que ir à luta”, declarou, mencionando que a escola passou a desfilar na capital paulista.
Elisângela sugeriu a criação de cursos voltados ao carnaval em Barueri para fortalecer a cultura local. “Em Barueri temos cursos de xadrez e balé, que eu acho importantíssimos. Mas meu neto quer aprender a tocar tamborim, e infelizmente não tem essa opção”, comentou. “O carnaval é cultura, e ele também ensina”, concluiu.
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Oba-Oba foi fundado em 15 de março de 1980, na Vila Porto. Com as cores azul e branco e uma águia como símbolo, a escola acumulou 11 títulos no carnaval local, sendo oito consecutivos.
Após a interrupção do carnaval em Barueri no ano 2000, a agremiação retomou suas atividades em 2015. Em 2023, filiou-se à União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) e conquistou o título de Campeã do Grupo 3 de Bairros em São Paulo. Conforme a moção, em 2026, a escola sagrou-se novamente campeã, consolidando seu protagonismo.







