A Câmara Municipal de Barueri marcou presença no 1º Seminário Paulista de Ouvidoria e Controle Social, realizado em Campinas na última quarta-feira, 10. O evento, organizado pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), reuniu representantes de diversas cidades para debater o fortalecimento das ouvidorias no estado de São Paulo.

Representaram o Legislativo barueriense os servidores Welton Rodrigues e Ketlyn Duarte, ambos da Ouvidoria, e Glauce Alves, secretária da Escola do Parlamento. O encontro também contou com a presença de gestores de Mirassol, Valinhos, Indaiatuba, Pilar do Sul e Hortolândia.

O seminário teve como foco discutir a aplicação de boas práticas, inovação e transparência para aprimorar o serviço público. As palestras apresentaram caminhos para fortalecer as ouvidorias, com ênfase na promoção de um atendimento humanizado aos cidadãos.

Welton Rodrigues, que assumiu recentemente o cargo de ouvidor da Câmara de Barueri, classificou o seminário como "muito proveitoso" pela troca de experiências. "Elas [as ouvidorias] são uma ferramenta importante para a sociedade e passaram a ocupar um espaço importante dentro da instituição nos últimos anos", afirmou.

Para o ouvidor, o evento confirmou que o Legislativo local está na direção correta. "O bom gestor deve sempre atuar próximo das ouvidorias e o encontro mostrou que nós da Câmara estamos no caminho certo", avaliou Rodrigues.

A diretora da Elecamp e presidente da Associação das Escolas do Parlamento de São Paulo (Apel), Nely Castanheira, destacou que a iniciativa nasceu da convicção de que a democracia se fortalece com canais legítimos de participação. Segundo ela, ouvidorias e escolas do legislativo têm papéis complementares.

"Encontramos uma profunda conexão entre as ouvidorias e as escolas do legislativo. As ouvidorias exercem a função de escutar a sociedade, e as escolas, por sua vez, têm a missão de transformar essa escuta em conhecimento", explicou Castanheira, ao lado do presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini (Republicanos).

A ouvidoria pública funciona como um canal oficial de comunicação entre o cidadão e a administração, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O órgão é considerado uma ferramenta fundamental para a participação social e o controle da qualidade dos serviços prestados.