O Governo de São Paulo vai anunciar nesta quinta-feira (25) a implantação da segunda Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Barueri. A nova unidade será voltada para a área da saúde, com o objetivo de formar profissionais para a crescente demanda local e regional.

O anúncio ocorrerá durante a passagem da Caravana 3D pela Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o governo estadual e a prefeitura de Barueri.

Pelo acordo, a prefeitura será responsável pela construção do prédio que abrigará a futura faculdade. Ao Estado caberá a implantação dos cursos, a compra de mobiliário e equipamentos, além da contratação do corpo docente.

Atualmente, Barueri já conta com a Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, que possui 1.726 alunos matriculados. A unidade oferece cursos superiores de tecnologia em áreas como Comércio Exterior, Design de Mídias Digitais, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial (EaD) e Transporte Terrestre.

A cidade também sedia a Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Furlan, com 763 alunos. A Etec oferece cursos técnicos como Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, além do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Contabilidade, Marketing e Recursos Humanos.

A Caravana 3D, palco do anúncio, é uma iniciativa do governo paulista que percorre o estado para promover políticas públicas focadas em desenvolvimento, dignidade e diálogo. O projeto busca fortalecer a articulação com os municípios e anunciar ações concretas em áreas como saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança, a partir da escuta de lideranças locais.