O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 25, a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado Federal. Ela assume a vaga deixada por Jaques Wagner (PT-BA), cuja saída foi formalizada na quarta-feira, 24.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que a nova líder terá a missão de avançar pautas de interesse do governo. "Designei a senadora Teresa Leitão para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança", escreveu Lula.

A troca na liderança acontece uma semana após Jaques Wagner ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal. A ação investiga a suposta ligação do senador com fraudes relacionadas ao Banco Master. Segundo Wagner, a decisão de deixar o posto foi tomada "de comum acordo" com Lula, após uma conversa na residência oficial da Presidência.

Senadora de primeiro mandato, eleita em 2022, Teresa Leitão preside a Comissão de Educação e Cultura do Senado. O fato de não precisar disputar a reeleição no pleito deste ano teria sido um fator determinante para a escolha de seu nome. Antes de chegar ao Senado, ela foi deputada estadual em Pernambuco por cinco mandatos e já atuava como líder do PT na Casa.

Em nota oficial, a senadora agradeceu a nomeação e se comprometeu a fortalecer a articulação política. "Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a liderança do governo no Senado. Assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho", declarou.

Leitão também mencionou a intenção de aprimorar o diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A fonte original aponta um rompimento de Alcolumbre com o governo, especialmente após a rejeição da indicação de Jorge Messias ao STF.