Foi entregue oficialmente na última quinta-feira, 25 de junho, um novo corredor viário que conecta Barueri e Carapicuíba. A via liga a Avenida Pirarucu, no bairro Aldeia, em Barueri, à Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba, com o objetivo de melhorar a mobilidade entre os dois municípios.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito de Barueri, Beto Piteri, e do prefeito de Carapicuíba, José Roberto. Outras autoridades estaduais, municipais e federais também participaram do evento.
Executada pela Secretaria de Obras de Barueri, a nova ligação possui aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão e 14 metros de largura. O projeto, que margeia o Rio Tietê e passa em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, recebeu pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura complementares.
A expectativa é que o novo acesso reduza o tempo de deslocamento e funcione como uma alternativa ao tráfego na Avenida Deputado Emílio Carlos. O trajeto também foi projetado para facilitar o acesso ao km 21, na divisa com Osasco, por meio da conexão com o novo viaduto do Corredor Oeste.
A obra foi viabilizada por uma parceria entre o estado e os municípios. Segundo o Governo de São Paulo, o investimento total superou R$ 34 milhões. O estado destinou R$ 15 milhões por meio de um convênio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) com Barueri, além de R$ 4.413.341,21 do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) para Carapicuíba.
Como contrapartida, a Prefeitura de Barueri investiu R$ 13.079.885,75, enquanto a Prefeitura de Carapicuíba aportou R$ 1.676.657,15 para complementar os recursos necessários.









