O boxeador ucraniano Oleksandr Usyk, de 39 anos, anunciou nesta sexta-feira que está abrindo mão de seus três cinturões mundiais na categoria pesos-pesados. Em uma publicação em seu perfil no Instagram, o atleta informou que renuncia aos títulos das associações WBA, WBC e IBF.

Segundo Usyk, a decisão foi tomada para abrir caminho para a próxima geração de lutadores. Ele explicou que seu objetivo é deixar os títulos disponíveis para que os próximos pugilistas da fila tenham a oportunidade de disputá-los.

"Quero abrir mão de todos os cinturões que possuo atualmente. Estou deixando os cinturões, mas não estou abandonando o esporte, pois ainda quero a minha 'última dança'", escreveu o lutador. A declaração confirma que ele não está se aposentando de imediato.

Usyk descreveu a atitude como uma "decisão bem pensada" que também abrirá novas oportunidades para ele. Anteriormente, o ucraniano já havia perdido o cinturão da IBF após se recusar a realizar a defesa obrigatória do título, conforme exigido pela organização.

Apesar de entregar os cinturões, o pugilista planeja realizar mais um combate, que ele chama de sua "última dança", antes de encerrar definitivamente sua carreira no boxe.

A última luta de Oleksandr Usyk ocorreu em 24 de maio, diante das Pirâmides de Gizé, no Egito. Na ocasião, ele venceu o holandês Rico Verhoeven, um ícone do kickboxing que era praticamente um novato no boxe. O confronto foi difícil para o ucraniano, que esteve perto da derrota, mas conseguiu garantir a vitória.