O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri realizou, no último domingo (21), a repatriação de 185 animais silvestres para o estado de Sergipe. A operação, coordenada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), é um esforço contínuo no combate ao tráfico de fauna e na preservação de espécies nativas.

O grupo de animais transportados incluía 175 jabutis e 10 aves, sendo três corrupiões e sete galos-de-campina. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama em Aracaju. Segundo a gestão municipal, os bichos são provenientes de apreensões da Polícia Ambiental, de entregas voluntárias e de resgates do tráfico.

Por serem espécies nativas da região Nordeste do Brasil, o retorno a Sergipe é considerado fundamental para a preservação de seus ciclos biológicos. A repatriação busca respeitar as características ecológicas de cada animal, evitando desequilíbrios ambientais e permitindo que cumpram seu papel nos ecossistemas de origem.

Antes da transferência, todos os animais passaram por um rigoroso processo de acolhimento no Cetas de Barueri, que incluiu avaliação clínica, tratamento veterinário e recuperação. Ao chegarem a Aracaju, eles serão submetidos a novos procedimentos de reabilitação e adaptação antes da soltura definitiva na natureza.

O tráfico de animais silvestres é uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, superado apenas pelo tráfico de drogas e de armas. A prática causa danos severos à biodiversidade e submete os animais a condições cruéis de transporte, que frequentemente resultam em ferimentos graves, sofrimento e morte.

Inaugurado em 2012, o Cetas de Barueri já acolheu aproximadamente 22 mil animais silvestres, consolidando-se como uma referência nacional na reabilitação e conservação da fauna. Além de atuar no resgate de vítimas de tráfico e maus-tratos, o centro promove ações de conscientização e apoia a formação de profissionais da área ambiental.