Israel, Líbano e Estados Unidos assinaram um acordo trilateral que prevê a retirada de forças israelenses de duas áreas no sul do território libanês. O pacto, selado após quatro dias de negociações em Washington, foi confirmado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Segundo um alto funcionário israelense, o documento permitirá um "acordo futuro", sendo visto como um esforço para alcançar um tratado de paz mais amplo na região. As tropas das Forças de Defesa de Israel (IDF) deixarão as posições, que serão transferidas para o controle do Exército libanês.

Em um pronunciamento em vídeo, Netanyahu detalhou que uma das áreas a serem desocupadas fica ao norte do rio Litani, enquanto a segunda está ao sul do mesmo rio. O primeiro-ministro descreveu os locais como posições das quais as IDF "não precisam" mais no Líbano.

Durante a cerimônia de assinatura, a embaixadora do Líbano nos Estados Unidos, Nada Hamadeh Moawad, classificou o momento como o "primeiro passo no caminho para restaurar a soberania e a integridade territorial do Líbano".

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o acordo é "o começo do começo". "Ainda há muito trabalho pela frente. De forma alguma subestimamos a dificuldade da tarefa que temos adiante. Mas entendemos sua importância e o quanto ela é vital", declarou Rubio durante o evento.

Já o embaixador israelense nos EUA, que não teve o nome divulgado, condicionou uma retirada completa do Líbano. Segundo ele, Israel poderá se retirar do país vizinho quando tiver neutralizado completamente o "terrorismo do Líbano".